Nesta quinta-feira, 11/1, a direção do Hospital Nossa Senhora da Oliveira (HNSO) recebeu uma comitiva da Fundação Ecarta para tratar de ações educativas para a doação de órgãos.
Durante o encontro, foi entregue o livro-reportagem “Corrida contra o tempo – O que compromete a doação de órgãos e a eficiência do sistema de transplantes no Brasil”.
A diretora-presidente do HNSO, Adelide Canci, reuniu-se com o presidente da Fundação, Marcos Fuhr, a vice-presidente, Ivânia de Brito Costanzi, e a coordenadora do projeto Cultura Doadora, Glaci Borges.
“Essa visita é um reconhecimento ao compromisso do HNSO em ser uma instituição preparada em captar órgãos e multiplicar informações para estimular gestos generosos de familiares que perdem entes queridos mas que salvam muitas outras vidas”, ressalta Marcos Fuhr.
Um dos conteúdos da publicação conta a recente instalação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cidhott) no hospital, condição para a instituição credenciar no Sistema Único de Saúde para captar órgãos nos casos de morte encefálica (ME).
A lista de espera por um órgão no país passa de 60 mil pessoas, sendo cerca de 2500 no estado. O RS já liderou o ranking dos estados em doação, mas vem perdendo posições desde 2005.
O HNSO tem como objetivo trabalhar para reverter este cenário e conta com a ajuda de profissionais de saúde, além de financiamentos provenientes do Estado que assegurem a logística e infraestrutura para que esse processo culmine em vidas salvas.
Aos interessados, a publicação pode ser adquirida na loja da editora através do link: www.cartaeditora.com.br