Telefone:
(54)3231-7000
E-mail:
hnso@hnso.com.br
Notícias
HNSO é um dos pioneiros no tratamento do covid-19 com plasma de convalescente no interior do RS
23/09/2020

O Hospital Nossa Senhora da Oliveira pode se dizer como uma referência no tratamento do coronavírus, pelo menos, no interior do Rio Grande do Sul. Desde o último mês, a instituição iniciou um novo método para combater a doença, o com plasma de convalescente. Algo marcante já que tal procedimento só está presente em grandes cidades como, por exemplo, Porto Alegre e Caxias do Sul no Estado.

O método consiste em administrarem um paciente positivo para coronavírus com o plasma de uma pessoa que já passou pela doença e está curado. Tal alternativa se torna viável por acreditar que o plasma contenha anticorpos ativos que possam destruir a infecção ativada em outro paciente. 

De acordo com o médico intensivista Flávio Nery, é um tratamento que ainda passa por alguns estudos, mas que já mostrou que traz bons resultados. “É uma terapia experimental, basicamente são estudos que estão sendo realizados, que, até agora, na experiência observacional, tem acarretado bons resultados em quem tem feito uso disso”, ressalta o profissional de saúde do Hospital Nossa Senhora da Oliveira. 

Apesar dos resultados positivos, a realização do tratamento com plasma de convalescente necessita de consentimento, a partir de documentação assinada pelo paciente ou, até mesmo, por familiares. Isso pois, por ser um hemo derivado existe risco na transfusão da substância, da mesma forma de que qualquer outra transfusão de sangue.

O médico Flávio Nery, ressalta também que, a terapia não está presente em todas as instituições. Normalmente, apenas em grandes centros como Porto Alegre e Caxias do Sul. “O Hospital Nossa Senhora da Oliveira é uma das únicas instituições do interior do Rio Grande do Sul que oferece este tipo de tratamento para os seus pacientes com covid-19. Mostrando o quanto o Hospital busca estar atualizado para melhor servir a comunidade”.

Por fim, o Hospital Nossa Senhora da Oliveira afirma que os protocolos e procedimentos estão em conformidade com o disposto na NOTA TÉCNICA Nº 19/2020/SEI/GSTCO/DIRE1/ANVISA, o que chancela a sua prática em Vacaria, dentro de todas as normas necessária. Até o momento, a administração do plasma foi feita em dois pacientes.

Como iniciou o tratamento no HNSO

A possibilidade de dar mais um passo na busca de um tratamento mais eficaz para pacientes iniciou há cerca de dois meses. No dia 27 de julho, o Hospital Nossa Senhora da Oliveira recebeu um ofício do Hemocentro Regional de Caxias do Sul informando sobre a possibilidade de uso compassivo de Plasma Convalescente de covid-19.

A partir deste momento, o HNSO iniciou um trabalho muito de negociação para viabilizar o método e também para elaboração de um protocolo, junto Hemocentro Regional de Caxias do Sul e Banco de Sangue de Caxias do Sul, sendo estes os fornecedores de hemocomponentes.

O Protocolo Médico para o uso do Plasma Convalescente foi elaborado pelo Dr. Flávio Luiz Nery e Dr. Adrian Frozi Filho, os quais são responsáveis pela avaliação das solicitações e liberação de cada caso onde se faça necessário, com o aval do médico responsável Técnico Jonatas Accioly de Souza Filho. Este Protocolo passou pelo processo de aprovação do Hemocentro e Banco de Sangue de Caxias do Sul, Dr. Roque Domingos Lorandi e Dra. Mariângela Mochem.

No início deste mês de setembro, se obteve a liberação do Banco de Sangue com assinatura de contrato de fornecimento e está em processo final do acordo com o Hemocentro, de Caxias.



© 2024 HNSO - Hospital Nossa Senhora da Oliveira