Telefone:
(54)3231-7000
E-mail:
hnso@hnso.com.br
Agência Transfusional
A agência transfusional do HNSO é um laboratório interno que cuida e prepara o sangue utilizado no hospital. Sempre que um paciente precisar de sangue, a agência é acionada. É responsável por receber e armazenar o sangue proveniente do Banco de Sangue e do Hemocentro de Caxias do Sul. Controla o estoque de sangue, solicitando-o conforme a demanda do hospital. A agência cuida do preparo dos hemocomponentes. Cuida, ainda, do paciente transfundido, monitorando-o.

O preparo do sangue é complexo. Uma série de testes são realizados antes da transfusão ( tipagens sanguíneas, testes de compatibilidade, coombs direto, autoanticorpo, pesquisa de anticorpos irregulares, retipagem da bolsa, teste da hemólise da bolsa, retipagem com paciente a beira do leito).

A agência transfusional do HNSO existe desde 1997. Todo o seu trabalho segue as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Anvisa. O trabalho da agência é dirigido pelo Comitê Transfusional, formado por uma equipe interdisciplinar, coordenada pela gerente de enfermagem, Andrea Dalaqua.

A agência transfusional está comprometida também com a sensibilização de doadores de sangue. Desde 2002, realiza ações na comunidade para conquistar novos doadores. Promove campanhas mensais quando candidatos à doação seguem até o Hemocentro de Caxias do Sul para realizar a coleta. Recentemente, a agência co-criou o projeto Clube Sangue Bom em que o Hospital compartilha com entidades da cidade à responsabilidade de encontrar novos doadores de sangue. Por todo esse trabalho realizado desde 2002, o hospital foi contemplado com o selo de responsabilidade social “Empresa amiga da Hemorrede” em 2016, concedido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde e a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde.

Para saber mais sobre o trabalho da agência transfusional, ligue: (54)3231-7000 ramal 290.
© 2019 HNSO - Hospital Nossa Senhora da Oliveira