Telefone:
(54)3231-7000
E-mail:
hnso@hnso.com.br
Notícias
Hospital Nossa Senhora da Oliveira receberá réplica da Santa que dá nome a instituição
04/09/2020

O início da próxima semana será marcante para a cidade de Vacaria e especialmente para o Hospital Nossa Senhora da Oliveira. Na próxima terça-feira, dia 8, a instituição ganhará uma réplica da santa que dá nome ao hospital. O lançamento da imagem é uma ação da Diocese de Vacaria e a cerimônia eucarística ocorrerá às 19h30min.

 Lenda Portuguesa

 A relação de Vacaria com Nossa Senhora da Oliveira começou há muito tempo e em outro continente. Em Portugal, o Santuário de Guimarães venerava Maria Imaculada, com a invocação de Nossa Senhora da Oliveira. Tal nomeação, trouxe muita curiosidade para devotos e também para os cardiais. Tanto é que desejoso de saber o motivo dessa denominação, um padre capuchinho, coadjutor da paróquia de Vacaria, enviou uma carta à cura do Santuário de Guimarães, indagando sobre esse assunto.

A partir dela, chegou uma resposta bem inusitada. Na guerra que Portugal e Castela travaram para chegar à Coroa Lusa. Dom João I hesitava na maneira de dispor seu exército. Fervoroso devoto de Maria Imaculada, Dom João I costumava visitar, seguidamente, o Santuário de Guimarães, com o objetivo de pedir à Rainha dos aflitos, as graças de que necessitava. O seu pedido foi atendido e um sinal surgiu, durante a noite. Um delicado perfume se espalhou no ar puro de Guimarães. As flores da oliveira eram as responsáveis por aquele aroma agradável.

 A notícia espalhou-se, iniciando uma série de romarias ao Santuário de Maria Imaculada, que depois da batalha de Aljubarrota, passou a ser invocada com o sugestivo nome de Nossa Senhora da Oliveira.

 LENDA VACARIENSE

 Os feitos de Nossa Senhora da Oliveira também estão registrados na lenda vacariense. Em 1750, um camponês colocou fogo em um campo localizado entre os arroios de Uruguaizinho e Carazinho. Rapidamente, as chamas ganharam força e devastou toda a terra. No entanto, para surpresa dele, uma parte próxima a uma pedra permaneceu intacta. Ao chegar para averiguar, constatou que havia uma imagem de uma Santa sobre a pedra. A notícia espalhou-se e os moradores dirigiram-se para lá a fim de comprovar o acontecimento.

No dia seguinte, decidiram erguer uma ermida singela, de paredes de barro e coberta de capim. Em um altar, bastante simples, entronizaram a bela imagem de madeira em cuja sua base podia-se ler: “Nossa Senhora da Oliveira”.

 RETORNO BENFAZEJOS

 Por fim, o escritor vacariano Manuel Duarte registrou outra lenda sobre a bela imagem de Nossa Senhora da Oliveira, descoberta no campo onde surgiu a cidade de Vacaria. Na ocasião, um sacerdote a Imagem e dirigiu-se a cavalo, em direção ao litoral. Na manhã seguinte, os fiéis de Nossa Senhora, ao abrirem a ermida, tiveram uma grande surpresa: a milagrosa Imagem, que o sacerdote havia levado, encontrava-se ali, na humilde capelinha.

O padre retornou, dizendo que, no primeiro pouso, a Santa havia sido roubada. Apesar das reclamações dos moradores, ele a colocou dentro de uma canastra, fechada à chave. Ao atravessar a Serra do Rio das Antas, o seu cavalo rodou, e o cavaleiro, na queda, fraturou a perna. Surpreso, percebeu que a imagem desaparecera novamente. Convencido de que o repetido e milagroso fato representava a vontade do Senhor, deixou que a Imagem lá permanecesse para sempre, protegendo o povo vacariano.

Para realização das réplicas, a Diocese, de Vacaria, contratou um profissional que reproduziu a partir da imagem encontrada. A imagem repassada para a HNSO ficará na entrada da instituição junto com a de São José.

 



© 2024 HNSO - Hospital Nossa Senhora da Oliveira