Telefone:
(54)3231-7000
E-mail:
hnso@hnso.com.br
Notícias
Hospital lança Clube Sangue Bom
12/07/2016

O sangue é o combustível do corpo humano. Ele é precioso demais para faltar. Em Vacaria, são utilizadas cerca de 130 bolsas de sangue mensais, totalizando 1.560 anuais. São captadas, no entanto, menos de 30% delas. E é pensando em mudar esta realidade que o Hospital Nossa Senhora da Oliveira (HNSO) está lançando o CLUBE SANGUE BOM.

O CLUBE SANGUE BOM é um projeto do HNSO que visa sensibilizar a comunidade vacariense para a importância da doação de sangue, especialmente a realizada mensalmente em Caxias do Sul. Vacaria não possui banco de sangue, quem capta o sangue é o Hemocentro de Caxias do Sul. Duas vezes ao ano, o Hemocentro vem à cidade com a unidade móvel para captar até 180 bolsas.  As outras 1.380 bolsas são parcialmente repostas com as doações realizadas em Caxias. “O povo de Vacaria é solidário, participa bem das doações na cidade. Mas precisamos também de gente que vá a Caxias para doar, pois o sangue é um organismo vivo e precisa ser constantemente renovado. É justamente na sensibilização para as viagens de doação mensais que o Clube Sangue Bom atua” explica Maria de Fátima Santos Souza, técnica de enfermagem.

“Como as doações precisam ser feitas em Caxias do Sul, pensamos em um projeto que  contemplasse grupos de amigos, de pessoas que se conhecem. Fazer uma viagem de doação com algum conhecido é mais agradável. Quando vê, passou o dia e você já realizou a doação” explica Giana Pontalti, assessora de comunicação.

O CLUBE SANGUE BOM existe desde janeiro de 2016. “Desde o começo do ano realizamos palestras de sensibilização junto aos clubes de Vacaria. Depois do sim das entidades, promovemos um treinamento de capacitação onde explicamos os requisitos e recomendações para a doação. Os clubes nos auxiliam convidando as pessoas para doar e fazendo a pré-inscrição delas.” conta Andressa Castilhos da Costa, assistente social.

O CLUBE SANGUE BOM busca voluntários para as 10 viagens anuais feitas à Caxias do Sul. O transporte é feito pela Secretaria Municipal da Saúde e é gratuito. Os doadores saem às 13h e retornam no final da tarde. Neste mês de julho, depois de 06 meses de intenso trabalho do CLUBE SANGUE BOM, 28 doadores foram a Caxias. “Estamos muito contentes com o resultado, pois a realidade em 2015 foi muito diferente. Em alguns meses, tivemos apenas dois ou três doadores” explica Maria de Fátima.

Cada entidade parceira é responsável por inscrever 15 doadores. Os outros doadores são conquistados com o apoio dos agentes municipais de saúde. Em abril, a equipe do HNSO, convidou os agentes para serem multiplicadores. Tanto os agentes quanto os seus convidados têm participado das viagens de doação neste ano.

O CLUBE SANGUE BOM já conta com seis entidades parceiras.  Confira quais são e os meses de adoção:

Movimento de Cursilho de Cristandade de Vacaria: JULHO

Lions Leonas: AGOSTO

Rotary Club Vacaria: SETEMBRO

Rotary Club Vacaria dos Pinhais: OUTUBRO

Lions Clube Vacaria: NOVEMBRO

Liga Feminina de Combate ao Câncer: MAIO

 

Outros quatro meses estão abertos para a adoção: janeiro, fevereiro, março e junho. Quer adotar e participar? Ingresse no Clube.

Ligue 3231-7000 ou doesangue@hnso.com.br

 

Resumindo:

O QUE É O CLUBE SANGUE BOM: Um projeto do HNSO que visa sensibilizar a comunidade vacariense para a doação de sangue. Atua, principalmente, na conquista de doadores para as viagens mensais à Caxias do Sul.

QUANDO FOI LANÇADO: O projeto foi criado no começo deste ano depois de notarmos a queda dos doadores em 2015.

QUEM ESTÁ À FRENTE DO PROJETO: Andressa (assistente social), Fátima (técnica de enfermagem), Giana (comunicação) e Juliano(enfermeiro).

PARCEIROS: 06 grupos/entidades já são sócios do Clube. Cada um deles adotou um mês de doação. Eles são responsáveis por indicar 15 doadores por ano, até 2018.

POR QUE PRECISAM SER FEITAS AS DOAÇÕES EM CAXIAS: Vacaria não tem banco de sangue. O Hemocentro vem apenas 2 x ano para cá e eles não têm previsão de aumentar a captação aqui. Logo, precisamos estimular a participação nas viagens mensais. Temos um déficit de mais de 4 mil bolsas juntos ao Hemocentro.



© 2024 HNSO - Hospital Nossa Senhora da Oliveira