Telefone:
(54)3231-7000
E-mail:
hnso@hnso.com.br
Notícias
Hospital promove 1ª Semana de cuidado dos rins
17/03/2017

O Hospital Nossa Senhora da Oliveira realizou no começo de  março a 1ª Semana HNSO de cuidado dos rins. O evento foi idealizado pelas enfermeiras do setor de nefrologia Caroline Duarte e Jocelaine Rodrigues. “A doença renal é uma doença silenciosa, quando os sintomas aparecem, muitas vezes já há o comprometimento de 50% dos rins, por isso é fundamental trabalhar a prevenção” disse Caroline.

Durante a semana, os nefrologistas Airto Costanzi e Lenise do Nascimento ministraram palestras sobre a saúde dos rins, alertando para a importância da alimentação saudável, o controle do peso e o diagnóstico e monitoramento da hipertensão e do diabetes. Também foram realizadas visitas orientadas na hemodiálise. “Nesta primeira semana, buscamos dialogar sobre saúde renal com os funcionários do hospital. Convidamos, também, as enfermeiras das unidades básicas de saúde da região para participarem conosco” conta Jocelaine.

Cerca de 70 pessoas se engajaram nas atividades que debateram temas como o cuidado que o profissional da saúde deve ter com o paciente com insuficiência renal aguda, evitando para que o problema se agrave e evolua para a doença crônica.

O Hospital Nossa Senhora da Oliveira atende mensalmente 85 pacientes com doença renal crônica, que realizam, em média, 1.006 sessões de hemodiálise mensais. O setor conta com uma equipe de 18 profissionais.

“A doença renal terminal pode e deve ser prevenida, através da adoção de hábitos saudáveis e o controle da obesidade, diabetes e hipertensão” alerta a doutora Lenise.

 

por Giana Pontalti



Galeria de fotos

© 2024 HNSO - Hospital Nossa Senhora da Oliveira