Telefone:
(54)3231-7000
E-mail:
hnso@hnso.com.br
Notícias
Setor de Hemodiálise do HNSO: relembre a história e a relevância deste serviço para toda a população
17/05/2022

No dia 17 de maio de 1991 foi inaugurado o setor de Hemodiálise do Hospital Nossa Senhora da Oliveira. Seu objetivo era atender a população de Vacaria e microrregião, e facilitar a vida dos pacientes portadores de doença renal crônica que, até então, tinham que se dirigir a outros municípios para receber atendimento no programa de hemodiálise.


O serviço iniciou com apenas duas máquinas que atendiam, respectivamente, quatro pacientes. A equipe era restrita: um médico nefrologista, uma enfermeira e dois auxiliares de enfermagem. O espaço físico era provisório, a estrutura era pequena e faltavam equipamentos, porém a demanda de pacientes crescia a cada ano. Em 1998, o número de máquinas chegava a cinco, atendendo cerca de 10 pacientes. Nessa época, as máquinas eram antigas e as soluções utilizadas durante a diálise eram manipuladas na própria instituição. Já em 2002, a equipe contou com mais uma médica especialista em nefrologia, uma enfermeira e seis técnicas de enfermagem. No ano seguinte, o Setor de Nefrologia recebia uma nova estrutura física com máquinas modernas e equipamentos especializados, garantindo mais conforto e segurança aos pacientes atendidos.


Em 2020, com o início da pandemia de Covid-19, o setor redobrou o seu trabalho, pois tinha a demanda imensa dos pacientes internados na UTI Covid necessitando de diálise, além da rotina já existente anteriormente. Atualmente, a unidade de Nefrologia do HNSO conta com 22 máquinas, que atendem em média 92 pacientes em diálise e cinco em DPA (diálise peritoneal ambulatorial contínua) de várias localidades. A região abrange 9 municípios vizinhos, entre eles: São José dos Ausentes, Bom Jesus, Campestre da Serra, Esmeralda, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, além de Vacaria. As sessões são realizadas de segunda a sábado, nos turnos manhã e tarde. Cada paciente realiza três sessões. A equipe conta hoje com dois médicos nefrologistas, duas enfermeiras nefrologistas, 11 técnicas de enfermagem, uma secretária e duas funcionárias da higienização, que buscam prestar um atendimento especializado e de qualidade.


Recentemente, foram realizadas reformas e ampliações no setor para a melhoria no atendimento e no aumento da capacidade de diálises. Sendo assim, o serviço atende aos pacientes renais crônicos e aos renais agudos, normalmente internados no serviço de terapia intensiva (UTI). Este é o setor de Hemodiálise: o único serviço de alta complexidade do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, com uma história de 31 anos marcada por ampliações constantes e dedicação plena aos pacientes renais de toda a região.



© 2024 HNSO - Hospital Nossa Senhora da Oliveira